“Existe toda uma metodologia construída em torno da tecnologia e de seu potencial para melhorar nossas vidas, conduzindo-nos a uma sociedade melhor. Você já pensou sobre isso?” (LACERDA, 2001, p.20).
“Você acha que a tecnologia da informática tem o poder necessário para transformar a sociedade e a educação brasileiras? Se sim, de que modo? Se não, por quê?” (LACERDA, 2001, p.25).
“Que resistências você tem com relação à tecnologia? Tais resistências estão relacionadas com o posicionamento crítico ou apenas com a dificuldade de lidar com tal aparato?” (LACERDA, 2001, p.23).
“Indique algumas aplicações da informática na educação. Acredita que o computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica? De que modo?” (LACERDA, 2001, p.25).
A técnica surge a partir da necessidade da sobrevivência. As teorias, as idéias, vão surgindo e sendo testadas através das experiências humanas. As técnicas e as ciências vão aproximando-se no decorrer das décadas, criando a tecnologia.
Pensar se pensa; pois, o mundo está pautado em muitos técnicos, espertos e inteligentes. Outros aperfeiçoaram as formas de fundamentar seus procedimentos.
As Ciências, nas sociedades industriais, respondem às necessidades materiais nas diversas esferas das realidades: econômica, política e social. As máquinas, os robôs, a redução do tempo, ajudam a humanidade a minimizar questões ambientais, materiais, espaciais,...
Portanto, não temos como fugir da “ERA DIGITAL”; porque o Planeta Terra, e tudo ao seu redor, respiram tecnologia. No entanto, os mesmos avanços que trazem benefícios, modernizações e facilidades, na sua grande maioria, são utilizados para corromper, violentar, enganar, desviar, caluniar e obter vantagens, usando informações reais e, falsificando-as.
Essa é uma das questões que fazem com que eu não consiga me deixar envolver, tanto quanto deveria ou poderia, por este caminho. Não tenho dificuldades em lidar com os instrumentos/mecânico (isso se aprende com a prática constante); porém, a facilidade com que se pode enganar e expor-se a tudo e a todos (bem e mal), me fazem resistir. Até o presente momento, não me atrai a idéia de “bate-papos virtuais” e outras questões desse tipo.
O que vejo como muito importante é a aplicação na educação. Quantas informações atualizadas podem ser obtidas através das pesquisas virtuais? Utilizar essa ferramenta como redimensionamento da prática pedagógica traz grandes benefícios ao professor e seus alunos, a partir do momento em que os mesmos são levados a interagir com um universo de informações, podendo compará-las com a realidade em que vivem e, não só ouvir explicações e fazer leituras, mas também, ver e participar, dando sua contribuição na ampliação dos conceitos e conteúdos.
A tecnologia é um dos recursos que, sendo utilizado e disponibilizado de forma adequada, pode ter efeitos positivos. Ajuda na educação, mas, no conhecimento ou na produção, deve haver a parceria da pessoa em esforçar-se, memorizar e construir-se.
Quanto à questão de poder ou não poder, é estrutural. Para mudar é necessário: boa vontade e persistência. Não podemos e nem devemos nos isolar, mas sim, acompanhar a evolução, utilizando-nos daquilo que nos auxilia e que nos faz crescer enquanto seres humanos, e não, daquilo que nos faz parecer ou que nos torna “máquinas” sem sentimentos.
Também vejo com muita cautela a tecnologia da informática com poder para transformar a sociedade e a educação brasileiras; pois, além de não alcançar boa parte da população, estando longe de suas realidades cotidianas, também não dá conta de apreender e disseminar a infinidade dos conhecimentos populares construídos pela humanidade.
Concluo afirmando ser de imenso valor e sabedoria, abrir-se ao novo e aos avanços; porém, sempre e sempre, com os pés (e principalmente o restante do corpo) bem firmes no chão que pisamos.
Filhinha, concordo plenamente quando você diz que a tecnologia da informática poderá transformar a sociedade e a educação brasileiras; mas só no dia em que alcançar toda a população, ou pelo menos, a maior parte dela.
ResponderExcluirUm forte abraço.